domingo, 18 de abril de 2010

Vai um caldinho?

Quando a gente contava aos portugueses que tomava caldinho na praia eles achavam super estranho. Como assim caldo quente num calor daqueles? A verdade é que o caldinho é bem típico de alguns lugares do Nordeste. Tentei descobrir a origem mas não encontrei, depois vou consultar o livro de um amigo meu sobre culinária daqui, talvez ele fale algo. Bem, caldinho é uma das minhas maiores perdições aqui em Recife. Tomo na praia e tomo nos bares que frequento, sim, tem em praticamente TODOS. Os da praia são vendidos por umas pessoas que andam com várias garrafas térmicas dentro daqueles sacolões de feira. Tem do Biu, da Morena, do Leandro, da Nega... ixe, é caldinho que não se acaba mais! Aí você vai criando laços com os que mais se identifica e quando quer tomar fica a espera que o SEU caldinho predileto passe. Sim, eles passam sempre. Caso queira arriscar, peça antes a prova, eles põe um pouquinho no copinho plástico. Normalmente tem de feijão, feijoada, sururu, marisco, caldeirada, aratu, peixe... só para citar os principais. Mas outro dia vi um homem passar com caldo verde, pois é, esse era especialista em caldo verde, não provei mas fiquei com uma vontade, acho que fiquei imaginando que ali teria um choriço português de brinde! Difícil não? Próxima vez ele não me escapa!
Quanto aos bares, cada um tem seu estilo de caldinho e seu leque de sabores. Ontem fomos a um bar chamado Ostreiro (ainda estamos conhecendo os bares do Recife, que não são poucos). O petisco lá é maravilhoso! Ostras enormes e bem geladinhas, o cara abre na hora junto a mesa e põe azeite e limão, se você quiser, claro, se não pode comer sem nada mesmo! Mas pelo menos o azeite eu aconselho. Resolvi provar o caldinho de camarão depois que vi o que minha amiga havia pedido. E o caldinho é esse aí da foto. Vem o caldo repleto de camarão e ainda umas torradinhas e o famoso casquinho de caranguejo, que é tipo uma pasta ou pirão feito com a carne do caranguejo.
Pode ser até difícil para um português entender a maravilha dessa iguaria nordestina sob o sol quente, mas a verdade é que na praia ou no bar, o caldinho cai muito bem,  forra bem o estômago, sendo uma das melhores combinações da cerveja, geladinha, claro!

2 comentários:

Roberta Peregrino disse...

Eu quero caldinho Jeg. Fiquei com água na boca.

Jorge Rocha disse...

Tá matando a saudade das coisas da terrinha, né? Só falta marcar pra gente tomar umas juntos de novo.Beijão.