segunda-feira, 26 de abril de 2010

De volta ao Cine PE

 












Depois de quase 9 anos volto ao festival de cinema do Recife assistindo a mostra de curtas pernambucanos. A exibição foi no Cine São Luiz cinema tradicional da cidade (1952), recém-reformado e que por sinal continua lindo. A mostra que vimos é competitiva, e não sei, acho que a disputa vai ser acirrada! Os curtas surpreenderam, foram 7, e para mim, só 1 foi fraco.
Amor Selvagem, esse da foto acima, feito de Stop motion, com bonequinhos Gulliver e Playmobil, arrancou umas boas gargalhadas do público, tanto pela fotografia do filme como  o roteiro. Muito criativo.
Teresa também merece destaque. Documentário da pintora pernambucana Teresa Costa Rêgo, conta a  curiosa história de vida dela, que  saiu de uma família  bem tradicional do recife, estudou em escola de freira e mudou completamente de vida ao se apaixonar por um militante comunista em 1963 (1 ano antes da ditadura militar ser implementada). Resultado: virou clandestina, foi exilada, viveu em Paris e por aí vai! Teresa fez  também o público se encantar com seu humor sutil, além de que os quadros dela são de deixar qualquer um boquiaberto, atenção para os quadros que  falam do imaginário do bordel, ideia que ela tinha na cabeça desde criança  sobre  o que era um bordel. Me apaixonei pela obra dela, quero muito um dia um quadro desses! Ela tem seu atelier em Olinda e só podia ser na Rua do Amparo, que "abriga" pelo menos 20 artistas numa ruinha pitoresca da cidade alta. Cliquem no link que é mesmo interessante. Um outro bem legal, sem maiores produções e sim apenas uma boa ideia em pouco mais de 4 minutos, foi o Não sei se Devo.
O Cine PE é hoje um festival referência no País e os curtas de ontem me fizeram ficar feliz, vi que a produção pernambucana melhorou muito e, o melhor, já há bastante incentivos do governo para essas produções. Claro que sempre falta mais, mas o que temos já tem dado bons resultados.

Quadro Pátria Nua ou Ceia larga brasileira 


Esse post rendeu e foi publicado aqui! 

5 comentários:

Marcel disse...

Fabi, aqui é Marcel Plasse, criador da revista Set. Hoje eu edito o site Pipoca Moderna e gostaria de falar com vc sobre sua matéria do Cine PE. Gostaria de publicar o que vc escreveu sobre os curtas na sessão de Coberturas do site. Se tiver interesse, entre em contato pelo email - editor@pipocamoderna.com.br

Gláucia Santiago disse...

Mesmo com pouco recurso a criatividade e amor a arte faz acontecer, superam qualquer dificuldade...Eis o povo tão peculiar que é o brasileiro!
Adorei!
bjos e sdd

Walkiria disse...

Olá Fabi! Que bom ver tanta coisa boa acontecendo contigo...como sabes, tinha muito receio da tua decisão de regressar à "terrinha". És muito corajosa. É isso aí! Estamos todos a torcer pelo teu sucesso! Jokas

Anônimo disse...

Adooooro ter prima chic!!:)))

Major Tom disse...

É tão difícil ver cinema brasileiro por estas bandas... é bom (e mau, por outro lado) saber que não é por falta de boa produção!