terça-feira, 23 de março de 2010

Estrangeira no meu país!

Não, não é problema de adaptação... Os problemas são de ordem burocrática!
Depois de morar por quase 9 anos fora, precisei "resgatar" alguns documentos pessoais. Um deles e dos mais importantes é o CPF (certidão de pessoa física que em Portugal é como o nº de contribuinte). O meu ficou inativo, ou seja, eu não existia fisicamente ainda no meu país. Para activar estive nos Correios, a mulherzinha disse que só activa com o título de eleitor em dia, que sorte, o meu estava em dia apesar de eu ter transferido para Portugal onde pude votar para Presidente nas duas últimas eleições. Pronto,  voltei a "existir" 2 dias depois, não fica ativo na hora. Aproveitei e pedi um novo no formato cartão de crédito, paguei 11 reais pelas duas coisas.
Depois fui ao Detran (=direcção de viação em Portugal), saber como eu fazia para "transformar" minha carteira de motorista de volta a carteira brasileira. Depois da mulherzinha ler alguns acordos, leis, disse que o melhor era eu renovar, porque a minha estava vencida. Eu tentei explicar que não tava vencida, ela foi transformada numa portuguesa, até porque  a direção de viação em PT toma mesmo a carteira daqui. Mas pronto, não existe modalidade referente a isso, o jeito é desembolsar 96 reais e fazer exames médicos e depois ter de volta uma brasileira. Aí perguntei quanto tempo eu podia andar com a minha de Portugal, de novo lá no tal livro ela viu que eram 6 meses após minha chegada, ou seja, após 6 meses provando que eu voltei a viver no meu país. Eu ótimo, ainda faltam 3. Aí perguntei: ok, mas se o guarda me parar, como ele vai saber que eu cheguei em Dezembro? A mulherzinha responde: -ah, ande com seu passaporte. Eu, sem querer acreditar: - como?? eu andar com meu passaporte no meu próprio país para provar que entrei aqui em Dezembro? ela faz aquela cara de "não tem jeito". Claro que não vou andar, vou tirar uma cópia do papel da entrada e andar com o papel do check-in... e rezar para não me pararem porque seria outro filme explicar tudo de novo!
Ah, ainda tenho que renovar meu título de eleitor, aliás, converter novamente a brasileiro do Brasil, e não brasileiro que vota no exterior. Para isso tenho que provar que estou a  pelo menos 3 meses vivendo aqui.  E como eu provo isso? Simples, né? com qualquer correspondência! Ok, mas quem é que tem correspondência com seu nome em uma residência que você já não está lá vivendo desde 2001! É óbvio que eu não tenho NADA em meu nome ainda. Nem conta de clube de vídeo! * Ou seja, para o governo eu ainda não resido no meu país! Bem, ainda não investiguei, mas parece que vou ter que pegar uma declaração dos pais de Leandro dizendo que estou vivendo aqui desde Dezembro de 2009. (aguardem cenas dos próximos capítulos)
É tá pensando que vida de "retornado" é fácil! Bem, espero um dia, não muito distante, voltar a ser novamente brasileira :) existindo e residindo de fato! * 

clube de vídeo= locadora aqui
fato = facto em Portugal

2 comentários:

Megui disse...

Ai Fabi, nem me fala. Todos os meus papéis do Brasil estão vencidos. Não voto há 10 anos. CPF inativo há muito tempo. Carteira de motorista? Eles me pararem quando estive aí e mostrei a americana e deu tudo certo.
Quanta burocracia, né?

Venus as a boy disse...

Também já é 'fato' em Portugal :P