quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

E como passou 2010...

Passou tão rápido que vem de novo aquela sensação que perdi muita coisa, que poderia ter feito mais! Mas acho que isso é "defeito de fábrica" dos capricornianos, eternamente insatisfeitos. Pronto, mas podia mesmo ter feito mais. Ao mesmo tempo foram tantas, mas tantas mudanças que parece que vivi dois anos em 1!!
Na retrospectiva... O ôba, ôba da chegada... Praia de Tibau com todo mundo, depois de anos voltei a realizar das coisas que mais gostava: meu aniversário na praia, no calor, sol, mar e família. Dias bem aproveitados entre os litorais do Rio Grande do Norte e Ceará! Depois da praia a paranóia de conseguir emprego...
Os primeiros 5 meses na casa dos sogros, Leo conseguiu logo o emprego, dia 15 de Março já estava no batente. Aí começou a saga da procura do apartamento para alugar, uma neura vivida por mim que ainda estava sem carro e só quem mora em Recife sabe quanto é duro não ter carro! Depois aguentar os enrolões e as explorações dos aluguéis. Desde que Pernambuco virou pólo industrial, naval e outras coisas mais há uma "invasão" de pessoas vindo morar e aí já viu, aluguel super faturado. Mas pronto, depois de quase 1 mês e meio conseguimos e ao nosso gosto, com quase tudo que queríamos. A mudança, 22 de maio. Aí veio a copa com a família toda, as festas em dias de jogos, a chuva, muita chuva! Não só Recife alagou como o Estado. Enquanto isso o trabalho de Leo corria bem! Aí Julho veio o meu marasmo. Acabou a adrenalina de casa, carro, arrumar o ap em condições habitáveis e eu sem emprego, ainda. Resolvi voltar a pegar na pesquisa e resolvi me matricular na faculdade em duas disciplinas para melhorar a pesquisa. Agosto começaram as aulas, conheci pessoas e uma professora que me acolheu e resolvi tentar o mestrado mesmo estando no Doutorado, pois não consegui bolsa ainda, então o mestrado é também uma opção de conseguir.
Aí marasmo se foi! De Agosto a começo de Outubro passaram muitas visitas pela casa. Formatura de Michele final de Agosto veio a família completa de Mossoró! Depois Setembro, visita portuguesa no feriadão do 7 de Setembro, e 15 dias depois chegou uma outra tuga, uma grande amiga que ficou 15 dias. Voltei a ser turista no Recife e fui, pela primeira vez, em alguns pontos turísticos da cidade. Ao mesmo tempo estavam meu tio e a Carla de férias. Marasmo? Se foi! Depois das visitas eu só tinha mais 15 dias para estudar para os exames do mestrado, ui, ansiedade, adrenalina, quase desisti, mas fui e fiz e passei! O processo todo só acabou a 25 de Novembro, enquanto isso fui estudando, lendo, lendo, lendo e escrevendo, sim o 2º semestre foi focado nos estudos. Enquanto isso, chegou Novembro e minha mesntruação não veio... Hum, "devem ser os cistos que voltaram". O resultado: Positivo!!!!!! 10 de Novembro, o dia que mudaria minha vida, nossas vidas, nossas porque todo mundo se envolve, a família grita, vibra, chora e sorrir :) Em mim, choro, medo, ansiedade e felicidade! Quando fiz a última prova do mestrado, que foi a apresentação para a banca, já estava grávida, 6 semanas! Os enjoos estavam em alta, mas no dia da minha apresentação sumiram! O bebê já é meu amigo! Terminaram as aulas, testes... aí a gente entra no clima de final de ano... Arrumar a casa, corre-corre de novo, presentes e organizar a Ceia que de última hora decidimos que seria aqui em casa! Dia 3 de Dezembro comemoramos os 85 anos da minha avó e foi o encontro da família toda pela primeira vez depois que soube da gravidez. Sem dúvida, essa nova fase que estamos vivendo não teria a mesma graça se estivéssemos em Portugal. Esse apoio e carinho da família não tem preço mesmo! Mesmo com todas as "crises" da gravidez, neuras, medos... tudo isso teria outra proporção se estivesse longe.
Enquanto isso, Leo trabalha muito mas tá super hiper feliz. Ele merece! Tá tendo a recompensa de todo sacríficio que fez nos últimos anos em Portugal, estudando e trabalhando. Ele também comprou a bicicleta que tanto queria, mas não consegue andar como tanto queria, mas pronto, um ponto a se consertar em 2011.
Enquanto isso, fomos revendo grandes e velhos, velhos amigos. Amigos que não víamos a mais de 9, 10 anos! Amigos de conversar só bobagens, de desabafos, amigos em crise e sem crise, amigos que fizemos em Portugal que estão aqui! Amigos de infância também! E ainda há amigos que não reencontrei! Ponto a se consertar também em 2011!
Também matamos a saudades das coisas da terrinha, o carnaval foi muito bem vivido! A família toda junta aproveitando o que o Recife tem de melhor! Eita que eu sofri longe desse carnaval!
Enquanto isso, também tiveram momentos de saudades, principalmente dos amigos de Portugal. Eita saudade danada!! Já é passado mas ainda é muito presente o que a gente viveu por lá. A saudade até do aconchego do frio, da ansiedade da chegada da primavera, do calor no curto verão e da paz que o Porto proporcionava no dia a dia! Paciência, aprenda que nunca, nunca se pode ter tudo, assim também não teria graça! O bom é saber que o Porto está lá sempre a nossa espera!
E aos poucos estamos por aqui ainda re-descobrindo a cidade. Lugares novos, lugares velhos revitalizados e ainda mais bonitos... E comendo, comendo muito toda essa culinária fantástica que a terrinha tem!
Eu ainda tenho a  minha vida profissional indefinida apesar de ter passado no mestrado, sigo estudando e acreditando que uma hora vai acontecer o melhor!
O que vale é viver um dia de cada vez e estou acreditando que 2010 foi um preparo e que 2011 vai entrar tudo ainda mais no eixo! E o melhor, vamos deixar de ser dois para ser "três" :)
Olhando para trás, até que fiz muita coisa! Fizemos!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A novidade

Ano terminando mais uma vez. Sexta acabou de fazer 1 ano que voltamos de Portugal. Muitas pessoas se assustaram quando postei isso no Face, mas é verdade, o tempo passa tão rapido, dizem que é porque tá bom, quando é ruim demora a passar :) E realmente, esse ano, apesar de todo "custo" que tem uma readaptação, seja ela financeira ou mesmo emocional, de indefinições, medo que vem pela frente, nós não podemos reclamar, foram mais coisas boas, muito mais do que ruins.
Muita das lacunas "vazias" que tínhamos em Portugal foram preenchidas, e era esse o objetivo. Lacunas essas que nos tornaram mais felizes com as coisas simples da vida, como poder encontrar em 10 minutos um tio, um primo, ir aqueles almoços familiares e outras coisinhas que sentíamos muita falta! Agora nos sentimos mais completos.
E para "fechar" o final do ano, descobri que estou grávida! Pois é, não foi totalmente programado, foi um "sem querer, querendo", como disse uma amiga minha. Tomei um susto, sei lá, eu sempre tive a paranóia que ia demorar pra engravidar (isso eu sou aquela capricorniana mais pra pessimista), ou que não ia conseguir, enfim! Quando me deparei com o exame nas mãos um medo me invadiu, não sei explicar exatamente até hoje o que senti. Ah, e capricorniano também é racional demais. Bem, aos poucos, a "ficha vai caindo". Os enjoos constantes me fizeram acreditar mais rapidamente que "algo estranho" no meu corpo estava mudando. Aí veio a primeira ultra, estava tudo bem, no local certinho, uma bolinha muito pequenininha dava mais certeza! Aí espalhamos a notícia pros amigos (alguns não sabem ainda porque não conseguir falar ou escrever) e pra família. Uma onda de felicidade invadiu principalmente a família. De um lado é o primeiro neto, do outro o segundo depois de 7 anos! Sem falar na dezena de tios e primos que tenho! Tá sendo bem legal essa receptividade, e claro, dos amigos também, tanto daqui quanto de outros lugares...
Aos poucos, a notícia vai virando mais realidade, vai fazendo parte do dia a dia, dos planos futuros... Sem falar no futuro papai que está radiante, feliz da vida :) e me babando mais ainda. Vou ficar mal acostumada :)
Bem, só desejo Saúde pra meu filho (a), não tenho preferências por sexo, nem Leandro também. Quero ter uma gravidez saudável e que isso também seja assim com ele durante e depois do nascimento. O resto acho que a gente aprende no instinto não é?
Como falei, 2010 foi um ano inusitado, de grandes mudanças e terminando com mudanças ainda maiores!! E que venha 2011 com todos os desafios, inclusive profissional, pois também tenho gás pra isso!