sábado, 23 de janeiro de 2010

Por aqui...

Está tudo bem. Até segunda passada estávamos por aí, curtindo a família e matando saudades do calor. Passei 15 dias direto numa casa de praia que fica bem na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, perto de onde minha mãe mora, e foi aí que eu finalmente voltei a comemorar meu aniversário como sempre gostei, com mar e sol. Foram 5 ou 6 anos no frio, o que não significa que foi ruim mas era, no mínimo, estranho.
Ainda estamos "chegando", pois só esta semana voltamos a parar em Recife,  mas o pouco que já estive, sinceramente, não notei grandes impactos. São coisinhas que estamos desabituados a vivenciar e que aos poucos vamos "re"lembrando. Tento listar aqui algumas primeiras impressões, boas ou más......
* Ainda não reclamo do calor, que é infernal, ontem foi um dia desses :) tem até chovido a mais para a época, o que torna a cidade mais fresquinha, mas basta ter 2 dias de sol seguido que volta todo o calor... (mínima de 29 graus, mínima)
* Além da água de côco natural agora tem a industrializada em todo canto e melhorou bastante, tá bem parecida com a água natural :)
* Já provei meus deliciosos caranguejos, mas tem faltado em alguns bares da cidade.
* Andar de chinelos e roupa leve parece bobagem, mas depois de não sei quantos kilos de roupa na maior parte do ano, andar assim tem outro gostinho.
* Mergulhar na água morna (Pernambuco) ou quase quente (Ceará) das praias. Tinha até me esquecido de como é bom.
* Achar a cidade mais suja do que era antes, cheira mal em várias ruas, ver lixo exposto sempre, sempre. Lixos escorrendo pelas ruas dos prédios riquíssimos, não é de pobre não!
* A mal educação impera, ninguém respeita fila, aliás, nem existe.
* A violência é o principal ponto negativo, motivo de uma neura constante que você vive. Mas por incrível que pareça o policiamento em Recife aumentou bastante. A cidade está lotada de carros policiais, policiais a cavalo no calçadão, etc. Pronto, o ideal era não precisar de tudo isso, mas quem sabe a situação que Recife estava era de completo abandono. As pessoas viviam em pânico constante sem policiamento. Pelo menos a presença policial dá a sensação de mais segurança, e nos "números" também houve uma diminuição da violência, ao mesmo tempo que foram contratados 5.500 policiais militares.
* A alegria do carnaval já está em todo lado. Olinda já ferve. Fomos no primeiro domingo do ano e já se ouvia batuques de um maracatu que ensaiava pelas ladeiras.Muita gente na rua. Já comecei a pensar nas fantasias :)
* Almoçar na casa da minha avó de vez em quando, é bom tá mais perto dela, e não só, dos tios, primos.
* As empresas pararam desde o Natal e parece que só retornam depois do carnaval (parte péssima). É como se fosse o agosto europeu.
* Tudo tá muito mais caro, tudo, tudo, inclusive comida, principalmente frutas. A alternativa é ir a mercados públicos.
* Serviços mais baratos, isso é bom. Depilação e fazer unhas em casa a um precinho razoável :P Liga, marca e espera. Quem sofre em salão sabe do que estou falando.
* Trânsito caótico. Povo maluco.

Uma coisa curiosa: quando fomos a praia de Redonda, no Ceará, pegamos uns 50 km de estrada quase que a beira mar que vai cortando umas vilas praianas (aldeias). Vi muito mais casas de tijolos, a  maioria em construção,  muitas mesmo. Antigamente essas casas eram de barro com madeira e cobertas de palha. As pessoas estão passando a viver melhor.















coroa do avião - litoral norte de PE

Bem, acho que relatei demais. Ainda não sei, sinceramente é cedo para dizer se é bom viver aqui de novo. O que sei é que estou bem e isso facilita esse período de transição e indefinições. Estou me sentindo em casa.